Público recorde comparece ao primeiro dia do CBGG 2023

Após 10 horas intensas de promoção de conteúdo e troca de conhecimento, está encerrado o primeiro dia de atividades do XXIII Congresso de Geriatria e Gerontologia. Um público recorde, de mais de 3,5 mil participantes, prestigiou a programação.

A cerimônia de abertura foi um dos pontos altos do evento que é realizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) até o próximo sábado (25/03), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Nesta quinta-feira (23), as mesas e palestras começaram às 8h30 com tópicos como envelhecimento e multimorbidade, depressão no idoso, saúde e bem-estar na velhice, demências, imunização, síndrome pós-Covid, mobilidade e a década do envelhecimento saudável, entre outras.

SBGG +90

No decorrer do dia também aconteceram os simpósios satélites, as mesas redondas com temas especiais, encontros de experts e conferências internacionais.

Um dos pontos altos da programação, o talk show com personalidades contou com o alpinista Joel Kriger, o publicitário Martin Henkel e a blogueira Neuza Guerreiro de Carvalho, que chamou a atenção para a importância da inclusão do público 90+. “Com atividades de alto nível científico, agradeço aos palestrantes nacionais e internacionais que enriqueceram essa troca de conhecimentos e a todos que direta ou indiretamente estiveram presentes”, enfatizou a presidente da SBGG, Dra. Ivete Berkenbrock.

A cerimônia reuniu ainda Simone Fiebrantz Pinto, presidente do Departamento de Gerontologia, e Christiane Machado Santana, diretora científica do Congresso.

Concurso de redação


Vencedora do concurso de redação do CBGG 2023, a paranaense Isabella Yoshioka recebeu sua premiação na cerimônia. A estudante foi amplamente aplaudida após a leitura da redação de sua autoria sobre o tema do etarismo, com foco na importância da valorização da pessoa idosa.

IAGG: história da avaliação geriátrica

Presidente da International Association for Gerontology and Geriatrics (IAGG), José Ricardo Jauregui teve uma participação especial durante a abertura dos trabalhos, com um retrospecto sobre a história da avaliação geriátrica e a apresentação de dados da atualidade.

Os dados e avanços da Geriatrics, Gerontology and Aging (GGA), revista científica da SBGG, também foram apresentados ao público.

Acompanhe as redes sociais da SBGG para saber mais sobre o CBGG 2023!